Começou nesta semana o primeiro “Curso de Cultura Brasileira e Lusófona” dirigido a professores de todos os níveis (educação infantil, primária e secundária) das escolas públicas da Catalunha.

O curso, oferecido pelo Departament d’Ensenyament de la Generalitat de Catalunya (Secretaria da Educação do governo local) e coordenado pela associação LSB Portuguese, está dividido em sete sessões presenciais que durarão até a metade de dezembro e tem carga horária total de 25 h, com cinco horas de trabalho a distância. O programa completo pode ser consultado aqui.

Há mais de um ano participo de conversas com a Secretaria de Educação daqui, que para nossa alegria está bastante aberta ao diálogo, para pensar maneiras de aumentar a presença da língua portuguesa na rede escolar da Catalunha. Este é, de certa forma, o primeiro resultado material com impacto nos alunos, pois permite que este grupo de professores amplie sues conhecimentos sobre o Brasil e as culturas lusófonas e leve isso para sua prática docente.

Apesar de estar disperso, e não concentrado em alguns bairros, o coletivo de alunos brasileiros representa um dos maiores grupos de alunos estrangeiros no sistema escolar.

O formato das sessões pretende ainda apresentar aos professores atividades que poderiam ser desenvolvidas nas escolas, como cursos de Português como Língua e Cultura de Origem, Português como Língua Estrangeira, oficinas de capoeira, batucada, culinária, música e outras práticas culturais. Para isso, contará com diversos colaboradores coordenados pela Luciana Castelo Branco – e é um prazer ser um deles.

Esperamos que a conversa continue e este curso se desdobre em outras ações. Se você é membro de alguma AMPA (Asociació de Mares i Pares d’Alumnes) ou AFA (Associació de Famílies d’Alumnes) de escolas catalãs e acredita que sua escola poderia receber alguma dessas atividades para os alunos, fale com a gente e podemos dar o apoio necessário para encontrar os colaboradores e tudo o mais.