Você quer aumentar os usos do português em casa e não sabe muito bem como?

Para te ajudar a chegar onde quer, a Lingua Mater preparou um presente especial: suas metas de ano novo para o Português Língua de Herança personalizáveis.

Como usar suas metas de Ano Novo

Ao baixar o arquivo, você vai ter cinco metas para escolher: FALAR, LER, CANTAR ou OUVIR MÚSICA, FAZER ALGO GOSTOSO e CONVIVER.

Você não precisa escolher todas as metas. Pode começar com uma que, neste momento, é mais importante para você e, se conseguir cumpri-la, acrescentar outras no futuro.

Como traçar metas bem-sucedidas

Ao estabelecer metas, os seguintes pontos são muito importantes:

1. As metas devem ser alcançáveis

Não adianta você se propor algo que nunca vai conseguir cumprir. Uma meta deve ser algo possível e viável pra você. Assim, você poderá atingi-la – e sobe um degrauzinho no seu caminho rumo ao sucesso daquilo que se propôs.

Uma meta inalcançável não irá fazer com que você se sinta bem-sucedido, ao contrário: você vai sentir que está fracassando, pois nunca vai conseguir cumpri-la.

É melhor estabelecer metas menores, mais fáceis e menos ambiciosas e, caso você consiga cumpri-las com êxito, pode definir outras mais difíceis (porém alcançáveis) no futuro.

Então, em vez de escolher a meta mais difícil, como “vou brincar em português com meu filho 30 minutos duas vezes ao dia”, é melhor estabelecer uma mais viável, como “vou brincar em português com meu filho 20 minutos, duas vezes por semana”. Você verá que cumpri-la bem, toda semana, é, sim, um belo desafio.

2. Uma meta deve ser específica e mensurável

Metas muito genéricas, como “vou falar mais português com meus filhos em 2019”, não funcionam. Como você vai saber se está falando mais português ou não?

Uma meta deve ser mensurável, isto é, deve ser algo que você possa medir e controlar para saber se está cumprindo ou não.

Então, você pode se propor a seguinte meta: “vou falar português durante o café da manhã todos os dias”. Nela, você tem uma situação específica, o café da manhã, quando sabe que deve falar português, e uma frequência, “todo dia”. Assim, pode medir se é capaz de cumprir o que se propôs a fazer ou não.

3. As metas são pessoais. É um pacto que você faz com você mesmo.

Se você já sabe que não vai conseguir cumprir a meta de “falar português durante o café da manhã todos os dias”, por exemplo, porque não toma café da manhã com seu filho todo dia, é preciso especificá-la ainda mais para que funcione pra você: “vou falar português durante o café da manhã três vezes por semana”, por exemplo.

Só você pode saber o que vai funcionar pra você – e não para a amiga, o primo, a vizinha.

E, por último, lembre-se: a meta é sua, e não do seu filho. Quem tem que cumprir esse pacto é você, e não necessariamente ele. Então, fique atento para traçar os resultados do sucesso de suas metas: se você está falando português no café da manhã, mas os outros ao seu redor estão usando outras línguas, você está, sim, cumprindo sua meta (e oferecendo mais exposição e uso do português, como se propôs).

Que você tenha um bom ano de Português Língua de Herança pela frente!